CARDOSO MOREIRA GANHA IMPORTANTE COOPERATIVA

Cardoso Moreira ganhou uma cooperativa no último sábado, 26 de setembro, a CooCar- Cooperativa Cardosense, fundada por Jorge Ray da Silva Gomes, também presidente do único Clube de Tiro do município, onde aconteceu a assembleia geral com 160 cooperados. O objetivo do centro cooperativo é trabalhar com diversos segmentos pelo desenvolvimento sustentável das comunidades. Na primeira quinzena de outubro, a Cooperativa Cardosense vai oferecer cursos gratuitos e online de acordo com as demandas. No mesmo mês será anunciado o endereço da Coocar. 

No âmbito industrial, Cardoso Moreira tem, de acordo com um estudo sócio-político, duas empresas somente. O gráfico aponta, ainda, uma grande demanda de pessoas com potencial profissional satisfatório e estão desempregadas, fazendo com que a renda per capita seja proveniente destas duas empresas e da prefeitura. Pensando nisso, Jorge Ray idealizou o centro cooperativo para trazer inúmeros benefícios à cidade, entre eles, emprego e cursos de capacitação. Além do potencial econômico para o município, traz melhorias, investidores e visibilidade no âmbito nacional.

"Como presidente do Clube de Tiro percebi o potencial do município e a necessidade urgente de empregos, uma vez que estes poderiam ser trazidos por nós mesmos, cidadãos cardosenses; buscando recursos federais, estaduais e municipais. Em 2030, Cardoso pode deixar de ser município porque a cidade não terá verba para se sustentar. Assim, nasceu a ideia de criar uma cooperativa que vai trazer esperança de um futuro promissor e próspero aos cardosenses", afirmou Jorge Ray. 

Além de ser um projeto totalmente autossustentável, a CooCar tem como objetivo alcançar o ICMS Ecológico, criado em 2007, no estado do Rio de Janeiro. Criado para impactar positivamente a qualidade ambiental dos municípios, o ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que garante às prefeituras que investem em conservação ambiental uma fatia maior do ICMS repassados a elas. Ele vai ajudar Cardoso Moreira e a cooperativa a obter o selo que levará à visibilidade nacional. Os cooperados passaram por três fases de seleção. Ao final, Jorge Ray provou que são capazes de fazer parte de uma cooperativa e contribuir com a prosperidade e progresso do município. 

Cristiane Iza Pereira, de 45 anos, é massoterapeuta, formada em Contabilidade e cursa Geografia. Ela é uma das cooperadas que ficou muito empolgada com a ideia de poder trabalhar no próprio município onde reside. "Vivi para os filhos. Fui me profissionalizar depois de uma certa idade e percebi o quanto o mercado de trabalho é cruel, ainda mais em uma cidade onde não temos oportunidade. A Cooperativa está nos devolvendo a esperança de que Cardoso Moreira pode crescer em todos os sentidos e não permitir que seus munícipes saiam daqui em busca de emprego", destacou. 

A advogada Priscila Mendel, de 25 anos, aprovou o projeto de sustentabilidade da CooCar. "As oportunidades de emprego não estão em Cardoso, infelizmente. Mas sinto que a Cooperativa veio para mudar isso. Unidos e com um mesmo objetivo, alcançaremos muito além do que imaginamos", disse a advogada. Ao final do encontro, todos os cooperados assinaram a Ata que legitima a criação da Cooperativa Cardosense.


Postagem Anterior Próxima Postagem