ELEIÇÕES 2020: APRESENTADORES DE RÁDIO E TV DEVEM SE AFASTAR A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA

Quem é pré-candidato a prefeito, vice, ou vereador e apresenta ou comenta programas de Rádio ou TV deve se afastar a partir desta terça-feira, dia 11/08. A data limite está no calendário eleitoral. A lei prevê multa para o descumprimento da medida e até cancelamento do registro de candidatura, caso o mesmo seja escolhido em convenção partidária.

O prazo inicial era 30 de junho, mas a data foi prorrogada junto com todo calendário eleitoral que jogou o primeiro turno das eleições municipais para o dia 15 de novembro por conta da pandemia do novo coronavírus. O segundo turno está previsto para o dia 29 de novembro. (continua após a publicidade)

Convenções
A partir do dia 31 deste mês está aberta a temporada das convenções partidárias quando serão definidos os candidatos e chapas que irão disputar o pleito. O prazo termina no dia 16 de setembro. Depois da escolha os nomes são submetidos a justiça eleitoral para o registro da candidatura. Somente após a homologação é que o candidato poderá iniciar oficialmente a campanha. A justiça eleitoral recebe os pedidos de registro de candidaturas até o dia 26 de setembro.

Em Italva há pelo menos 5 pré-candidatos a prefeito e cerca de 100 pré-candidatos à câmara de vereadores. A legislação permite a realização da pré-campanha que tem sido mais forte nas redes sociais.

Postagem Anterior Próxima Postagem