ESCLARECIMENTO

Na noite deste sábado (21/03) o Italva em Foco publicou a notícia de que existe um caso suspeito, não confirmado, de Covid-19 em Italva. Essa informação É VERDADEIRA, pois a fonte que utilizamos foi um boletim publicado pela prefeitura. Porém, na mesma notícia, dissemos que o paciente teve o sangue colhido para análise, mas isso não foi confirmado pela Secretaria de Saúde, e logo que fomos avisados pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura, mudamos o texto retirando essa informação. 

Não se trata de uma Fake News, mas de um equívoco em uma parte da informação. Também nos foi solicitado que publiquemos apenas o que consta na nota, para que o paciente e a família sejam preservados. Deixar claro que em momento algum citamos nomes ou demos qualquer "pista" sobre quem pode ser o paciente. O Italva em Foco existe a quase 10 anos e durante todo esse tempo procura zelar pela fidelidade da informação. Colocamo-nos a disposição das autoridades municipais para divulgar o que for necessário para o bem estar da população. Somos uma página consolidada com milhares de acessos e seguidores e podemos usar a boa informação para o bem de todos. Pedimos desculpas por quaisquer transtornos e ficamos na torcida para que esse caso seja de fato apenas uma suspeita.

Abaixo o boletim e a nota da Secretaria Municipal de Saúde!


NOTA DA SECRETARIA DE SAÚDE
A partir do momento que por meio da Portaria Nº 454, de 20 de março de 2020, emitida pelo Diário Oficial da União declara, que em todo o território nacional, o estado de transmissão do coronavírus (covid-19) passa a ser comunitária, em termos práticos, essa declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os gestores adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações conhecidas como medidas não farmacológicas.

Desse modo, toda pessoa atendida na unidade básica de saúde ou Pronto Socorro com: sintomas respiratórios, febre, tosse, dor de garganta ou dificuldade para respirar devem ser orientadas como caso suspeito de covid-19 a realizar o isolamento domiciliar porquê passa a ser um caso suspeito. Isso é porque o vírus já está circulando dentro do país de forma comunitária, ou seja, as pessoas já estão passando uma para as outras sem saber quem está transmitindo. 

As medidas de saúde são tomadas, mas o sigilo sobre a identidade das pessoas em isolamento domiciliar é mantido. A pessoa envolvida e as pessoas próximas à ela são orientadas sobre o que fazer. Não tem porquê divulgar nominalmente as pessoas, pois o sigilo visa preservar a intimidade das pessoas para que não venham sofrer preconceito da própria comunidade. Do mesmo modo, o fato de ser do sexo masculino ou feminino é irrelevante para comunidade, porém, relevante para as autoridades sanitárias de saúde.

Da mesma forma, é importante esclarecer que exames simples de sangue não isolam o vírus, pra isso é necessário um exame específico o que não conduz com a nota emitida. O que é importante saber é que nesse momento o município de Italva tem um caso SUSPEITO, onde as medidas cabíveis foram e estão sendo tomadas conforme as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Fonte: Vigilância Epidemiológica de Italva.

Secretaria de Saúde e Prefeitura de Italva.
Postagem Anterior Próxima Postagem