DIA DO PROFESSOR É COMEMORADO NESTA TERÇA-FEIRA

A data celebra a importância dos profissionais da educação. 
Escolas estão fechadas hoje.

O objetivo original do Dia do Professor era reservar uma data de descanso para os educadores, que podiam aproveitar a ocasião para conversarem e fazerem análises sobre o ano letivo. A primeira cerimônia, ocorrida em 1947, foi marcada pelo discurso do professor  Becker, da Rua Augusta, e sua célebre frase "Professor é profissão. Educador é missão."

Além dele, outros três professores fomentaram a ideia: Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko. Todos eles trabalhavam no já extinto Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". Na época, o segundo semestre letivo da instituição ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de folga nesse período.

A data remonta de 15 de outubro de 1827, quando Dom Pedro I baixou um Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. Graças à popularização da comemoração iniciada em 1947, o dia foi instituído como feriado escolar através do Decreto Federal 52.682, de 1963. Desde então, escolas públicas e particulares do país inteiro paralisam as atividades na data.



Postagem Anterior Próxima Postagem