FOLIA DE REIS: ITALVA MANTEM TRADIÇÃO FOLCLÓRICA

Dia 06 de janeiro comemora-se o Dia de Reis

Iniciada em Portugal na época da Idade Média, a Folia de Reis já teve seu grande momento em Italva e região, com inúmeros grupos formados na cidade e nos distritos, que saíam às ruas levando a tradicional cultura lusa para conhecidos e desconhecidos da arte medieval. No entanto, hoje, o município conta apenas com um grupo de foliões que tem como sede o bairro Morro Grande.

Contando com o apoio da Prefeitura de Italva, através da Secretaria Municipal de Cultura, a Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida ainda resiste ao tempo levando a tradição milenar para toda a região. “No início de 2017 encontramos somente a Folia do Morro Grande em atividade na cidade e com dificuldades. Abraçamos o movimento e desde então damos todo o apoio para que a mesma continue em atividade”, diz o Secretário Erivelton Mendes.


E 2017 foi um ano agitado para a folia de Italva. Além das apresentações na cidade e de promover um belíssimo arremate em sua sede, com o suporte do governo municipal pôde se apresentar em diversas cidades como Búzios, São Fidélis, Itaocara, Campos, Cardoso Moreira, Itaperuna e Muqui no Espírito Santo, onde acontece um dos mais tradicionais e famosos encontros de folias do país. Ainda segundo o secretário de Cultura, o encontro de folias em Italva está sendo planejado para acontecer ainda este ano, provavelmente em março. “A data está sendo definida, mas tudo indica que será no primeiro semestre”, finaliza.

Folia de Italva em Muqui/ES
Secretário de Cultura se diverte no arremate da folia
Postagem Anterior Próxima Postagem