JÁ COMEÇOU A 2ª ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA

Começou na última sexta-feira, 01/11, a segunda etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Nesta campanha, que vai até o dia 30/11, deverão ser imunizados todos os bovinos e bubalinos (búfalos) com até 24 meses de idade. A estimativa é que sejam vacinados mais de 860 mil animais, que se encontrem nesta faixa etária, do total de 2,11 milhões de cabeças do rebanho estadual. 

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, destacou a importância dos índices de vacinação na manutenção do "status" de livre com vacinação no Rio de Janeiro. - A obtenção de índices vacinais superiores a 90% nos darão segurança para caminharmos no processo de retirada da vacina, o que deverá ocorrer gradualmente daqui a alguns anos. A vacinação de animais de até dois anos de idade, que acontece em novembro, já representa diminuição de despesas para o produtor, tanto na aquisição de vacinas quanto no pagamento de mão de obra. Também facilita o manejo do rebanho, uma vez que, historicamente a grande quantidade de chuvas neste mês costuma interferir no processo de vacinação. Nessa estratégia de vacinação, somente os animais mais jovens serão manejados - frisou.

Em Italva o pecuarista deve procurar Márcio Laduano no Posto de Defesa Agropecuária na sede da Secretaria de Agricultura Municipal com o CPF. Lá será feita a declaração dos animais existentes e o comprovante para a compra da vacina. Segundo nota da prefeitura de Italva, até mesmo os criadores que não possuem animais com até 24 meses de vida precisam declarar os animais existentes.
Postagem Anterior Próxima Postagem