DUAS VARIANTES DO CORONAVÍRUS SÃO IDENTIFICADAS EM PACIENTES DE CAMBUCI

 

A Prefeitura Municipal de Cambuci usou as redes sociais para informar a população que foram detectadas a presença de duas variantes do coronavírus em amostras coletadas em pacientes do município.  Uma delas é conhecida como B.1.1.7, descoberta no Reino Unido em setembro do ano passado. A outra é uma variante brasileira, que está sendo chamada de P.1, detectada em Manaus e é considerada a variante mais transmissível. 

A Superintendência de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Subsecretaria de Vigilância em Saúde -SVS, Secretaria de Estado do Rio de Janeiro-SES-RJ, informou que foi detectado, em algumas amostras de pacientes do município de Cambuci, que coletaram Swab (RT/PCR) e enviados ao LACEN: a nova variante COVID B.1.1.7, do Reino Unido, e a P1 inicialmente detectada em Manaus. Pedimos à população que redobrem os cuidados e sigam as orientações da OMS e respeitem o Decreto Municipal”, diz o comunicado. 

Essa é a segunda vez que a variante do Reino Unido é encontrada em Cambuci. Em abril foi noticiado que já havia sido detectada a presença da variante descoberta no Reino Unido em amostras de dois pacientes de Cambuci. A informação havia sido divulgada pelo médico diretor clínico do hospital do município e confirmada pelo setor de epidemiologia. 

A identificação da variante nos pacientes de Cambuci foi feita através do sequenciamento do vírus. Em março a Secretaria de Estado de Saúde (SES) do Rio de Janeiro iniciou uma pesquisa para identificar a incidência das novas cepas na população fluminense. O estudo, que busca entender mais sobre as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2, é um dos maiores na área de sequenciamento do vírus da Covid-19 do país, com a análise de 4.800 amostras nos próximos seis meses, sendo 400 a cada 15 dias. O objetivo do sequenciamento é monitorar a evolução das variantes da Covid-19, melhorar ações epidemiológicas e possibilitar a ampliação precoce de números de leitos e de medidas restritivas. 

Nesta quinta-feira a Secretaria de Estado de Saúde confirmou que há uma nova variante do vírus da Covid-19 em circulação no estado do Rio de Janeiro. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%). A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela secretaria. Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P2 (0,53%).

“A nova variante foi encontrada principalmente na Região Norte, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro e Baixada Litorânea. A partir deste resultado, o monitoramento segue aprofundando os efeitos que poderão ser apresentados, ou seja, o comportamento epidemiológico da variante. Até o momento, não se pode avaliar se é mais transmissível e/ou letal”, afirma a subsecretária de Vigilância em Saúde da SES e idealizadora da pesquisa, Cláudia Mello. Fonte: SF Notícias

Postagem Anterior Próxima Postagem