PONTO DE VISTA: POR FAVOR, HOLOFOTES!

 

Publiquei esse texto faz alguns anos e resolvi postar novamente pois percebo que seu conteúdo continua se aplicando ainda hoje de forma contundente!

Dizem que o ser humano está em constante busca por riquezas e que isso tem se tornado sua decadência. Acredito que seja exatamente assim, mas para alcançar algo maior como o poder, a visibilidade e os holofotes. A verdade continua sempre a mesma. Desde que o mundo é mundo, o homem está em constante busca por reconhecimento e o dinheiro funciona apenas como caminho para isso. Não sou analista e tampouco psicólogo, mas não é difícil perceber que estamos sempre a procura de elogios, seguidores e bajuladores, e isso tem ficado cada dia mais claro com o crescimento das redes sociais na internet.  

A satisfação do reconhecimento pelo trabalho realizado é, muitas vezes, mais prazeroso do que o dinheiro que se ganha com ele. Quem não gosta de receber elogios o tempo todo e estar rodeado de admiradores? Até os mais tímidos guardam dentro de si o desejo pelo reconhecimento. Muitos se intitulam derrotados para que, desta forma, ganhem a atenção dos outros através do compadecimento.  

O desapontamento pelo não reconhecimento por algo realizado ou pela própria personalidade costuma ser bem maior que uma baixa remuneração. Todos querem estar no topo, no comando, na vitrine, alvo das câmeras e costumam ficar irritados, quando não furiosos, se alguém próximo e conhecido alcança patamares mais altos, o deixando para trás. 

Estamos recebendo diariamente um bombardeio de publicações onde as pessoas procuram a todo custo mostrar que são felizes, que tem amigos, família unida e que aproveitam a vida da melhor forma possível. Já não se vai mais a praia ou ao shopping sem anunciar para meio mundo, afinal, todos precisam saber como minha vida é interessante. Queremos estar no foco todo o tempo, caso contrário irão nos esquecer e entraremos em um limbo eterno. É uma necessidade cruel e quase que doentia em tentar provar o quão sou vencedor e próspero. 

Adão pecou contra Deus porque queria ser grande. Ainda hoje o homem traz as pretensões de Adão e busca cada dia mais ser adorado, admirado e seguido pelos outros. 

Boa Semana! Erivelton Mendes

Postagem Anterior Próxima Postagem