POR QUE O CORPO HUMANO PRECISA DA LUZ DO SOL?

O neurocirurgião Fernando Gomes explica os benefícios da luz solar para o sistema imunológico dos seres humanos e o quanto ele é essencial em meio à pandemia do novo coronavírus. De acordo com Gomes, a luz solar é fundamental para o relógio biológico dos seres humanos. É ele que dá a orientação necessária para que o indivíduo saiba quando acordar ou dormir, guiando-se pelo sol. 

"A luz solar é muito importante para manter uma vida saudável. Temos um relógio interno no cérebro chamado hipotálamo e o contato da luz solar faz com que este relógio biológico funcione. Outro ponto é a relação com a vitamina D, relaciona-se com o sistema imunológico. Neste momento, em que tentamos estimular nossa imunidade para combater a infecção do novo coronavírus, é de suma importância este contato com a luz solar", explicou ele.

O médico diz ainda que "quanto mais superfície de pele você expõe à luz solar, melhor". Entretanto, fez ressalvas. “Pode alguns minutos ao dia antes das 10h ou depois das 16h. Lembrando sempre que a exposição, em excesso, pode deixar o indivíduo sujeito a situações de risco, como o câncer de pele", alertou.

DESCOBERTAS
Mas os benefícios trazidos pela luz do Sol sobre o corpo humano podem ir muito além da produção da vitamina D. Cientistas da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, descobriram que os raios solares também estimulam a circulação das células T, cuja atuação tem papel central na imunidade humana.

Especificamente, o estudo publicado pela revista “Scientific Reports” mostra que baixos índices da luz azul presente nos raios solares fazem estas células se moverem mais rapidamente. Com este recurso, a pele, que é o maior órgão do corpo, fica em estado de alerta contra vários micróbios que podem se instalar sobre a sua superfície. É a primeira vez que cientistas identificam uma interferência direta do sol sobre células humanas.

— As células T precisam se mover para fazer seu trabalho, que é chegar ao local de uma infecção e orquestrar uma resposta — explica o pesquisador sênior do estudo, Gerard Ahern, professor do Departamento de Farmacologia e Fisiologia de Georgetown. — Este estudo mostra como a luz solar ativa diretamente as células-chave do sistema imunológico, aumentando o seu movimento. Fonte: CNN Brasil/Abrale

Ao lado da Capela Mortuária 
Municipal de Italva no centro da cidade

Cerveja gelada no ponto certo! 🍻🍻 
O peixe frito mais gostoso da região! 🐟🐟
 Na Saldanha da Gama em Italva 
(Rua Amélia Mota esquina com Saldanha da Gama)
Postagem Anterior Próxima Postagem