É #FAKE QUE MISTURA DE PIMENTA COM MEL E GENGIBRE CURE A COVID-19

Está circulando nas redes sociais que pimenta preta, mel e gengibre misturados são eficazes contra o coronavírus. É #FAKE.

A mensagem falsa diz: “Finalmente, um estudante indiano da Universidade Pondicherry chamado Ramu encontrou uma cura com remédio caseiro para a Covid-19. É a primeira vez que é aceita pela OMS. Ele provou que adicionando 1 colher de sopa de pó de pimenta preta a 2 colheres de mel e um suco de gengibre por 5 dias consecutivos você suprimiria os efeitos do corona. E, eventualmente, vai embora 100%. Todo o mundo está começando a aceitar esse remédio. Finalmente, uma boa notícia em 2020!

Lina Paola, infectologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo, alerta que a mensagem não tem fundamento algum, e que, por ora, nada mudou em relação à prevenção e ao tratamento da Covid-19: não existem remédios caseiros nem comprados em farmácia que possam prevenir ou neutralizar a infecção. “É falso que a Organização Mundial de Saúde tenha aprovado essa tal cura indiana. Não tem nenhum artigo científico que fale que a mistura citada cure a infecção pelo coronavírus. E esse tipo de produto pode ocasionar alergia em alguns pacientes que consumirem em grandes dosagens. Então não é recomendado fazer uso dessa mistura. As recomendações continuam sendo as mesmas: fazer o isolamento social, usar máscaras e lavar as mãos”, afirma Paola. (continua após a publicidade)


Renato Kfouri, infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, reforça o alerta quanto a falsas promessas que circulam nas redes sociais, e ressalta que a propagação dessas mensagens é perigosa, porque pode levar as pessoas a relaxar nas medidas que realmente funcionam. “Não há qualquer evidência de que alimentos ou fitoterápicos coíbam a multiplicação viral ou sirvam para tratamento. Mesmo para as drogas baseadas em substâncias naturais, como os quininos, caso da cloroquina, inexiste demonstração de ação viral. Que dirá pimenta, gengibre, chás... Esse tipo de informação falsa pode criar uma falsa sensação de proteção, e o consequente relaxamento das medidas eficazes de verdade. É um desserviço o compartilhamento desse tipo de mensagem”, diz Kfouri.

O pneumologista Rodolfo Fred Behrsin, professor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, salienta que substâncias passam por testes longos antes de serem liberadas para uso pela população. Ou seja, uma novidade no escopo da pandemia do coronavírus não será divulgada dessa forma. “É mais uma receita sem comprovação alguma para a Covid-19 a vir a público. O fato de usar alimentos e temperos do dia a dia, com um sabor forte, dá à mensagem uma falsa sensação de seriedade, mas a mistura não tem essa capacidade de cura. Infelizmente, as pessoas não têm noção do rigor dos testes que qualquer medicamento deve passar para se confirmar sua eficácia”, diz.

A infectologista Eliana Bicudo, assessora técnica da Sociedade Brasileira de Infectologia, explica que a mensagem parte do princípio de que “o que arde cura”, mas não procede. “É mais um chá milagroso fazendo parte da cultura popular, sem efeito para Covid-19”. Nos últimos meses, a equipe do Fato ou fake vem desmentindo uma série de informações falsas sobre curas milagrosas para a doença que podem ser preparadas em casa, e que envolvem chás, alimentos e plantas medicinais. Até o momento, nada foi chancelado pela OMS nem pelo Ministério da Saúde. Fonte: O Extra

Postagem Anterior Próxima Postagem