Ultimas Notícias

23 maio 2020

CORONAVÍRUS: PREFEITURA DE ITALVA DIVULGA NOVO DECRETO QUE ESTABELECE NOVAS NORMAS PARA O COMÉRCIO

A Prefeitura de Italva divulgou nesta sexta-feira (22/05) um novo decreto que altera algumas determinações constantes no anterior. O decreto 2541/2020 mantem as normas de enfrentamento a pandemia do novo coronavírus no município, mas volta a restringir o funcionamento de alguns estabelecimentos antes permitido.

Pelo novo documento, fica suspenso por 15 dias, a partir da publicação, o que deve ocorrer na segunda-feira (25/05), o atendimento presencial ao público na maioria dos estabelecimentos comerciais em funcionamento no município, inclusive bares, restaurantes e similares. Os estabelecimentos comerciais deverão manter fechados os acessos ao público ao seu interior. Pelo decreto, somente os restaurantes poderão trabalhar no sistema de entrega (delivery).

A suspensão não se aplica a farmácias, mercados, açougues, padarias, peixarias, depósitos de gás e água mineral, postos de combustíveis, bancas de jornais, comércio de produtos de higiene, limpeza, alimentos e de saúde, além de funerárias. Neste caso, os estabelecimentos deverão intensificar as ações de limpeza e higienização, disponibilizar álcool em gel aos clientes e evitar aglomerações em seu interior. Além disso, o horário de atendimento foi reduzido e só poderão funcionar de 7h às 17h. Não será permitida a permanência de clientes em padarias para consumo no local.

Bancos e loterias só poderão funcionar de 9h às 14h. Oficinas mecânicas, borracharias, farmácia veterinária e comércios de ração poderão funcionar de 7h às 17h, mas os clientes não poderão permanecer no local para aguardar o serviço. As repartições públicas passam a funcionar somente de 7h às 13h. Salões de beleza e barbearias, que estavam liberados anteriormente, passam a ter seu funcionamento suspenso novamente.

O funcionamento de clubes e a realização de festas e eventos também estão suspensas.  Táxis não poderão ficar em seus pontos, devendo atender seus clientes por telefone e outros meios de comunicação e não poderão apanhar passageiros em outro município. Fica proibida a aglomeração de pessoas em qualquer ato e a utilização de praças, ruas, quadras e campos de futebol para quaisquer atividades, bem como a montagem e utilização de brinquedos.


FISCALIZAÇÃO INTENSIFICADA
Segundo informações do Presidente da Câmara Jocimar "Fio", as medidas foram tomadas após uma reunião entre o executivo municipal, alguns vereadores e representantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros e segundo informações, desta vez a fiscalização será intensificada, para garantir que as normas sejam respeitadas no intuito de evitar a propagação do novo coronavírus na cidade, que já tem 23 casos confirmados e 01 óbito.