DEVIDO AO ISOLAMENTO SOCIAL, CRISTÃOS DE ITALVA CELEBRAM SEMANA SANTA ON-LINE

Uma vasta programação aconteceu durante a Semana Santa em Italva, mas os bancos da igreja, nenhum fiel. Estão todos em suas casas, assistindo ao padre que, do altar, celebra a missa olhando para um celular. Em tempos de pandemia, essa é a realidade que os católicos têm vivido. E, durante a Semana Santa, não poderia ser diferente: esse importante momento de fé para centenas de cristãos é vivenciado por meio de transmissões feitas pelas redes sociais e pelo rádio.

As celebrações começaram com o Domingo de Ramos, em que é celebrada a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, e termina com sua ressurreição no Domingo de Páscoa. Apesar deste distanciamento dos fiéis, o Padre Maxliano Barreto, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Italva, promoveu as tradicionais celebrações e todas com transmissões ao vivo. Um dos destaques foi o Cortejo da Ressurreição, quando no Sábado de Aleluia, após a Missa da Vigília Pascal, os padres levaram o Santíssimo Sacramento pelas ruas da cidade e nas localidades de Cimento Paraíso e Sambra. Fiéis em vários pontos montaram altares para a passagem da Hóstia Consagrado no Ostensório Santo.

O pároco ressalta que, anualmente, a tradição é que os fiéis participem das celebrações solenes e, mesmo que estejam todos em quarentena, isso não devia mudar. Segundo ele, a orientação foi para que todos ficassem em suas casas: “Aconselhamos que os fiéis reunissem suas famílias para assistirem às missas diárias e celebrarem a Semana Santa em ritmo de alegria. Ela não pode ser vista com tristeza, pois celebramos a morte para, assim, comemorarmos a ressurreição, a vida eterna.”



Postagem Anterior Próxima Postagem