Ultimas Notícias

29 abril 2020

AULA ONLINE CONTA PARA A CONCLUSÃO DO ANO LETIVO, DEFINE CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

O CNE (Conselho Nacional de Educação), após votação de documento nesta terça-feira (28), definiu orientações para as escolas de todo o país sobre o calendário escolar de 2020. As medidas precisam ser tomadas por conta da suspensão das aulas presenciais devido ao combate ao novo coronavírus. No texto aprovado, aulas online valem como dia letivo. O documento passa por revisão ortográfica e, em seguida, será encaminhado para homologação do ministro da Educação, Abraham Weintraub.

No documento aprovado em plenário virtual, o Conselho entende que as atividades remotas a partir do ensino fundamental podem contar como horas letivas, respondendo a uma dúvida de pais, alunos e autoridades. O documento afirma que "O desenvolvimento do efetivo trabalho escolar por meio de atividades não presenciais é uma das alternativas para reduzir a reposição de carga horária presencial ao final da situação de emergência e permitir que os estudantes mantenham uma rotina básica de atividades escolares mesmo afastados do ambiente físico da escola".

As atividades podem ser oferecidas a todos os estudantes por meio de videoaulas, de conteúdos organizados em plataformas virtuais de ensino e aprendizagem, pelas redes sociais, entre outros. Essas atividades podem, ainda, ser oferecidas por meio de programas de televisão ou rádio, pela adoção de materiais didáticos impressos e distribuídos aos alunos e seus pais ou responsáveis e pela orientação de leituras, projetos, pesquisas, atividades e exercícios indicados nos materiais didáticos.

O Conselho também orienta que as crianças passem por uma avaliação para saber o que aprenderam assim que as aulas presenciais forem retomadas. As escolas devem oferecer aulas de recuperação aos estudantes, se necessário.

Para a educação infantil, a orientação é que as escolas promovam atividades online para que as crianças não percam o vínculo. A recomendação é que as escolas desenvolvam materiais de orientação aos pais de crianças até 5 anos para promoverem atividades de estímulo em casa.  Para alunos do ensino fundamental, a orientação é a adoção de roteiros práticos e estruturados para que os pais acompanhem as resoluções de atividades não presenciais das crianças. 

No Brasil, em todos os estados há suspensão de aulas para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. Em todo o mundo, 191 países determinaram o fechamento de escolas e universidades, de acordo com dados da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A decisão afeta cerca de 1,6 bilhão de crianças e jovens e corresponde a cerca de 90% de todos os estudantes no planeta. Fonte: R7


RECADO DO COLÉGIO JOÃO GUIMARÃES DE ITALVA
Neste tempo de pandemia, em que as aulas presenciais estão suspensas, não podemos colocar em risco o ano letivo. Por isso, fiquem atentos:

As aulas estão acontecendo na modalidade de Ensino Remoto (através da internet) e o aluno precisa realizar atividades diariamente. Essas atividades são postadas de segunda a sexta-feira, no horário de aulas, na plataforma Google Classroom.

É muito importante que o aluno registre sua PRESENÇA, todos os dias, e não deixe atividades acumuladas. NÃO ESTAMOS DE FÉRIAS!!

Acompanhem seus filhos. Cuidem-se bem, que logo tudo isso vai passar, se Deus quiser!!
Equipe diretiva do Colégio Estadual João Guimarães