Ultimas Notícias

06 novembro 2019

CADASTRO BIOMÉTRICO EM ITALVA E CARDOSO MOREIRA VAI ATÉ DIA 1º DE DEZEMBRO

Para evitar o cancelamento do título eleitoral, os cerca de 577 mil eleitores dos 28 municípios do estado que estão passando pelo cadastramento biométrico obrigatório (revisão eleitoral) e ainda não realizaram a coleta das digitais têm até o dia 1º de dezembro para comparecer ao posto de atendimento responsável por sua localidade.

Comparecimento
O índice de comparecimento está abaixo da meta estipulada pelo TRE-RJ em 15 municípios (Arraial do Cabo, Carapebus, Comendador Levy Gasparian, Duque de Caxias, Iguaba Grande, Laje do Muriaé, Magé, Mendes, Miracema, Porciúncula, Porto Real, Quissamã, Rio Claro São João de Meriti e Silva Jardim). Nesses municípios, um total de 519.097 eleitores continuam sem biometria.

Duque de Caxias e São João de Meriti, na Baixada Fluminense, são os municípios que estão em situação mais crítica. Nesses locais, 383.865 eleitores ainda precisam realizar a coleta dos dados biométricos. Já nos municípios de Cardoso Moreira, Cordeiro, Italva, Itaocara, Macuco, Natividade, Quatis, Santa Maria Madalena, São Fidélis, Varre-Sai e Vassouras os atendimentos têm superado as expectativas. O município de Itaocara tem o maior percentual de eleitores biometrizados (83,63%).

Consequências para quem perder o prazo
Além de não poder votar, o cancelamento do título impede o eleitor de receber benefícios sociais, como o bolsa família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também poderá ter dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa. O eleitor pode consultar no site do TRE-RJ ou na Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000 se necessita realizar o cadastramento biométrico.

Para fazer a biometria, o eleitor deve fazer o agendamento pelo site do TRE-RJ ou pela Central de Atendimento Telefônico. Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.