VEREADOR CONFIRMA PRÉ-CANDIDATURA PARA PREFEITO DE ITALVA

Na sessão desta terça-feira (01/10) da Câmara de Vereadores, o vereador Gerlindo Motoca, em seu discurso durante o tema livre, anunciou oficialmente sua pré-candidatura a prefeito de Italva. Crítico fervoroso do atual governo, disse que caneta sem tinta não resolve os problemas da população e que na Câmara seu trabalho é limitado.

Gerlindo foi eleito vereador para seu 2º mandato em 2016 pelo Partido Progressista (PP) e como qualquer outro pré-candidato, ainda precisa passar pela convenção do partido, mas ao que tudo indica, ele deve trocar de sigla, mas somente a partir de abril de 2020 é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá abrir uma janela para que vereadores no exercício do cargo possam trocar de partido sem perda do mandato. O período, denominado “janela partidária”, é de 30 dias. A Reforma Eleitoral de 2015 (Lei nº 13.165/2015), no entanto, incorporou à legislação uma possibilidade para a desfiliação partidária injustificada no inciso III do artigo 22-A da Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995). Segundo esse dispositivo, os detentores de mandato eletivo em cargos proporcionais podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para a filiação partidária, que ocorre seis meses antes do pleito.

Muitos nomes para a disputa de 2020 são ventilados na cidade, mas por hora nenhum havia confirmado até esta terça. O anúncio do vereador deve animar outros pré-candidatos a se revelarem publicamente.


Postagem Anterior Próxima Postagem