ITALVA E CARDOSO MOREIRA SERÃO ASSISTIDAS PELO PROJETO ‘PATRULHA MARIA DA PENHA’

A batalha contra o drama de mulheres que sofrem diariamente com agressões no ambiente doméstico ganhou mais um aliado. Nesta quinta-feira (22/08), teve início efetivo o projeto “Patrulha Maria da Penha – Guardiões da Vida”, na área de autuação do 29º BPM. O projeto irá atender exclusivamente casos de violência contra a mulher.

O sargento e a cabo Gerlaine, que receberam treinamento específico para esta finalidade, visitaram a Coordenadora do CIAM (Centro Integrado de Atendimento à Mulher) Cintia Campos, que destacou que este estreitamento de laços com o programa irá enriquecer as ações do CIAM, visando o fortalecimento das mulheres para a superação da situação de violência doméstica e o resgate de seus direitos de cidadania. A coordenadora afirmou também, que embora a sede do CIAM esteja em Itaperuna, o programa está de portas abertas para atender qualquer mulher em situação de vulnerabilidade nas nove cidades de atuação do 29º Batalhão assim como mulheres de outras cidades próximas “o foco é a mulher vítima”, afirmou Cintia Campos.

As patrulhas atuarão 24h por dia e a ideia é que os PMs sigam roteiro com os endereços de mulheres que tenham uma medida protetiva a seu favor. Desta maneira, os policias poderão ir até as residências e transmitir mais segurança às vítimas. O atendimento pelo 190 continuará a ser realizado pela viatura mais próxima da denúncia.

Segundo a PM, o objetivo é tentar diminuir os descumprimentos das medidas protetivas, que são determinadas pela Justiça. Só neste ano, conforme o Observatório Judicial de Violência Doméstica, foram concedidas mais de 13 mil decisões desse tipo. Acredita-se que com as patrulhas indo até as residências das mulheres elas se sintam mais seguras para denunciar os ex-parceiros. Além de Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, São José de Ubá, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Laje do Muriaé, Porciúncula e Varre-Sai serão atendidos pelo novo serviço. Informações: 29ºBPM


Postagem Anterior Próxima Postagem