IDOSOS COM MAIS DE 70 ANOS TAMBÉM DEVEM FAZER A BIOMETRIA

O mesmo vale para eleitores menores de 18 anos que já possuem título

Idosos acima de 70 anos, cujo o voto é facultativo, também precisam fazer o recadastramento biométrico obrigatório. O mesmo vale para eleitores menores de 18 anos que já possuem título. Caso você leitor more em alguma cidade onde o cadastramento já está sendo feito como em Italva e Cardoso Moreira, você deve acessar o site do TRE (AQUI) para fazer o agendamento do atendimento. Neste outro link (AQUI) é possível verificar se você está dispensado ou não de realizar o cadastramento biométrico, pois algumas biometrias foram importadas do Detran e validadas na urna na eleição presidencial. Caso você precise, após fazer o agendamento no site é só comparecer no cartório eleitoral no dia/hora agendado, portando os seguintes documentos originais (não é necessário levar cópia, somente os originais): título de eleitor; documento oficial de identificação com foto; CPF e comprovante de residência recente.

O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico nos municípios onde o procedimento é obrigatório ficará impedido de votar, de receber benefícios sociais, como o Bolsa Família, de obter passaporte, de ser empossado em cargo público ou de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo. Também pode gerar dificuldades para obter empréstimos em bancos oficiais e participar de concorrência pública ou administrativa.

O Estado do Rio de Janeiro iniciou o cadastramento biométrico em junho de 2009. De forma gradativa o cadastramento biométrico foi estendido a todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro, através de suas 165 zonas eleitorais, no ano de 2018. Em nossa região, o cadastramento obrigatório já acontece em Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cantagalo, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu, cordeiro, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé, Macuco, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santa Maria Madalena e Varre-Sai.  Para mais informações, o eleitor deve acessar www.tre-rj.jus.br/biometria.


Postagem Anterior Próxima Postagem