SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO VISITA ITALVA


Na última quinta-feira (11/04), o Secretário Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Ruan Fernandes Lira, visitou a cidade de Italva. A recepção aconteceu na sede da prefeitura na Boa Vista. Após reunião com o Secretário Municipal de Cultura Erivelton Mendes, Lira vistoriou o casarão antigo da Fazenda Experimental, onde hoje funciona a administração municipal, e a antiga estação ferroviária, visando o possível tombamento das edificações e posterior restauração.

O secretário do Estado expôs a necessidade da interiorização da cultura, citando o afastamento dos governos anteriores acerca do setor cultural. Acrescentou ser nítido que o noroeste fluminense respira cultura e a importância de se conhecer de perto os anseios do interior. “A cultura precisa ser entendida como a área mais importante de uma sociedade, onde se inicia o desenvolvimento de uma comunidade”, disse. Ele ainda afirmou ser fundamental a Independência do setor, pois “sem cultura, nada anda na cidade, estado ou país”.

O secretário municipal mostrou todas as potencialidades culturais da cidade e seus projetos futuros, solicitando mais proximidade do Estado com o interior, visto que nos últimos anos a cultura vinha andando a sombra de diversos outros setores. “Muitas pessoas veem a cultura como despesa e isso é um pensamento muito errado. Cultura é investimento econômico e social. O setor já conquistou muitos avanços, mas ainda precisa buscar mais espaço”, concluiu. Segundo informações, esta é a primeira vez que um secretário do Estado de Cultura vem ao município.



Postagem Anterior Próxima Postagem