PRÉ-CARNAVAL AGITA ITALVA NESTE FIM DE SEMANA

Após sete anos sem um grande carnaval, Italva realiza neste fim de semana seu pré-carnaval intitulado Italfolia. O último grande evento do tipo ocorreu em 2012, quando foi realizada uma grande folia na cidade com blocos, shows e a presença de ritmistas da Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro. Após esse hiato, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, promove o pré-carnaval com shows e blocos de rua. Para muitos italvenses uma decisão acertada, já que faz alguns anos que parte dos munícipes se ausentam da cidade no feriado de carnaval, procurando em especial o litoral. “Levamos em consideração a participação em eventos anteriores no feriado e percebemos um público muito pequeno. A cultura da praia está fortemente enraizada em Italva no carnaval e grande parte dos foliões da cidade se ausentam no período. Também fica mais fácil conseguir um efetivo policial mais adequado na data, garantindo assim mais segurança para todos", comenta o Secretário Erivelton Mendes.

A Italfolia 2019 começa nesta sexta-feira com a participação do Boi Malandro, bloco do Boi Pintadinho da comunidade de São Pedro Paraíso que já foi até catalogado no Mapa da Cultura do Estado do Rio de Janeiro. O cantor Glauco fecha a noite com um show bem animado. Neste sábado o evento recebe o desfile do Bloco Tradição Vermelho e Preto que entra na Avenida Herivelto Marinho com fantasias e alegorias às 20 horas e promete abrilhantar o carnaval italvense. A cantora Tati Meira anima os foliões na sequência. Domingo a festa começa mais cedo. A criançada terá vez com uma matinê e um concurso de fantasia mirim às 16 horas. Em seguida acontece a estreia do Bloco PahGod da Italfolia que antecede o show do Grupo Abadart, que fecha a folia.

Italva já teve grandes carnavais no passado e com o passar dos anos a tradição foi se perdendo, chegando a ficar anos sem acontecer. Com o advento da Secretaria de Cultura em 2009, a prefeitura vem tentando voltar com a tradição e lança em 2019 o pré-carnaval, evento que pode entrar no calendário oficial do município conforme o resultado do Italfolia. “O carnaval é uma cultura popular e os blocos precisam sair do seio do povo. A administração pública incentiva e dá condições para que os grupos se apresentem. Nosso objetivo é acender nas pessoas a vontade de manter a tradição viva”, diz o secretário.


Postagem Anterior Próxima Postagem