Ultimas Notícias

24 novembro 2018

VACINAÇÃO CONTRA AFTOSA TERMINA DIA 30 DE NOVEMBRO

Até o dia 30 de novembro próximo o produtor rural fluminense tem mais uma etapa de vacinação contra a Febre Aftosa para cumprir em todo o Estado. Neste período, devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. O Estado do Rio de Janeiro está há 21 anos sem o registro da doença em seu rebanho, com o status de área livre de Aftosa, com vacinação.

Após a imunização dos animais é obrigatória a apresentação da Declaração de Vacinação em um dos Núcleos de Defesa Agropecuária ou Postos Municipais no local da propriedade. O lançamento do documento também poderá ser feito, pelo próprio produtor, através da internet, diretamente no Sistema de Integração Agropecuária - Siapec, na página da secretaria estadual de Agricultura www.agricultura.rj.gov.br.

Paulo Henrique Moraes, superintendente de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, lembra que na declaração deverão constar todos os bovídeos da propriedade - tanto os imunizados na etapa Novembro quanto os dispensados. Caso o produtor não possua animais na faixa etária de vacinação, também deverá comparecer a uma das unidades de defesa agropecuária para declarar seu rebanho.

- É imprescindível que o produtor rural faça a sua parte para que o Estado alcance os índices vacinais estabelecidos pelo Ministério da Agricultura e avance no plano de erradicação e prevenção da febre Aftosa - frisou. Ele destaca, que dentre as ações estratégicas está a retirada total da vacina no rebanho fluminense, composto por 2,5 milhões de cabeças, a partir de 2021, desde que cumpridas as etapas previstas.