RIO RURAL É DESTAQUE EM CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE EM ITALVA


Essa semana em Italva, cerca de 250 alunos e professores do ensino fundamental da rede estadual conheceram a importância da preservação da água em palestra do gerente regional da Emater-Rio, Carlos Marconi Resende, na abertura da V Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. A palestra apresentou ações do programa para o uso sustentável dos recursos hídricos. O conceito preconizado pelo Rio Rural, programa da Secretaria Estadual de Agricultura, de que o envolvimento e compromisso de cada comunidade no uso sustentável dos recursos naturais é um dos principais fatores para o sucesso desse trabalho, tem gerado bons exemplos no interior do estado.

No evento realizado no Ciep 141 Vereador Said Tanus José, com o objetivo de mobilizar e envolver toda a comunidade escolar nas questões ambientais, os estudantes aprenderam desde os ciclos da água até as práticas sustentáveis incentivadas pelo Rio Rural para a melhoria da oferta da quantidade e qualidade da água.

Para que conheçam de perto alguns desses projetos implantados, os alunos visitarão nascentes protegidas e áreas de proteção de recarga hídrica em microbacias beneficiadas pelo programa em Italva. Com incentivos do Rio Rural já foram implantados no município 132,3 hectares com projetos ambientais de proteção e recuperação de áreas de recarga, 40 hectares com proteção de nascentes e 7,4 hectares com recuperação de mata ciliar. "Essas práticas ambientais tem ajudado a regularizar o ciclo da água em pequenas propriedades rurais. Sua maior disponibilidade também diminui os efeitos da seca na pastagem e na lavoura, incrementando as produções agropecuárias", conta Marconi Resende. Fonte: SEAP
Postagem Anterior Próxima Postagem