PARLAMENTARES JUVENIS PARTICIPAM DE CURSO DE ORATÓRIA NA ALERJ

Saber se expressar com clareza e defender suas ideias são habilidades fundamentais em qualquer profissão que lide com o público, especialmente na carreira política. Pensando nisso, a 11ª edição do Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (PJ/Alerj) ofereceu, nesta terça-feira (13/03), um curso de oratória e comunicação aos cerca de 90 jovens participantes do projeto. O curso foi ministrado pelo ator e diretor de teatro Bernardo Dugin.

Segundo Bernardo, o curso pretende mostrar aos parlamentares juvenis que se comunicar é mais fácil do que eles pensam: "Deputados precisam aprender a driblar o medo de falar em público. No curso, criamos jogos de improvisação que fazem os participantes mais tímidos se soltarem aos poucos, sem perceberem que estão fazendo um exercício. Eles vencem o bloqueio de forma divertida e aprendem técnicas para se expressar melhor", explica o ator, que ministrou a atividade em outras duas edições do projeto. 

O coordenador do projeto, deputado Wanderson Nogueira (PSOL), ressaltou que o foco do Parlamento Juvenil vai além de simular a atividade legislativa."A gama de cursos oferecidos aqui auxilia os jovens quando eles entrarem no mercado de trabalho e na futura profissão deles", afirmou. Além da aula de oratória, os parlamentares juvenis também participarão de um curso de formação e liderança na próxima quinta-feira (15/03).

Lucas Rodrigues Soares representa Italva neste ano

Visita guiada
Depois do curso, os adolescentes fizeram uma visita guiada pelo Palácio Tiradentes, sede da Alerj. Durante a atividade, eles conheceram o Plenário Barbosa Lima Sobrinho e aprenderam curiosidades históricas sobre o prédio, em cuja terreno já existiu uma prisão onde o próprio Tiradentes esteve preso.

Projetos de lei
Na tarde desta terça-feira, os parlamentares juvenis defenderão seus projetos de lei na tribuna. Esses projetos serão analisados pelos próprios jovens na sexta-feira, e os três que receberem mais votos seguirão para apreciação do governador Luiz Fernando Pezão.


Promoção da semana na Manuana!
Corra e aproveite só até sábado. 
Todos os artigos da área de serviço com esse super desconto!
Postagem Anterior Próxima Postagem