POR FAVOR, HOLOFOTES!


POR FAVOR, HOLOFOTES!
(Por Erivelton Mendes)

Dizem que o ser humano está em constante busca por dinheiro e que isso tem se tornado sua decadência. Não penso exatamente desta forma. A verdade continua sempre a mesma. Desde que o mundo é mundo, o homem está em constante busca por reconhecimento e o dinheiro funciona apenas como ponte para isso. Não sou analista e tampouco psicólogo, mas não é difícil perceber que estamos sempre a procura de elogios, seguidores, bajuladores e isso tem ficado cada dia mais claro com o crescimento das redes sociais na internet. Do mais alto ao mais baixo escalão da humanidade. Desde atos simples aos mais complexos. 

A satisfação ao ser reconhecido pelo trabalho realizado é, muitas vezes, mais prazeroso do que o dinheiro que se ganha com ele. Quem não gosta de receber elogios o tempo todo e estar rodeado de admiradores? Até os mais tímidos guardam dentro de si o desejo pelo reconhecimento. Muitos se intitulam derrotados para que, desta forma, ganhem a atenção dos outros através do compadecimento. 

O desapontamento pelo não reconhecimento por algo realizado ou pelo que é ou representa costuma ser, infinitamente maior, que uma baixa remuneração. Todos querem estar no topo, no comando, na vitrine, alvo das câmeras e costumam ficar irritados, quando não furiosos, se alguém próximo e conhecido alcança patamares mais altos o deixando para trás.

Estamos recebendo diariamente um bombardeio de pessoas que querem a todo custo mostrar que são felizes, que tem amigos, família unida e que curti a vida da melhor forma possível. Já não se vai mais a praia ou ao shopping sem anunciar para meio mundo, afinal, todos precisam saber como minha vida é “boa”. Queremos estar no foco todo o tempo, caso contrário irão nos esquecer e entraremos em um limbo eterno. É uma necessidade cruel e quase que doentia em tentar provar o quão sou vencedor e próspero. 

Adão pecou contra Deus porque queria ser grande. Ainda hoje o homem traz as pretensões de Adão e busca cada dia mais ser adorado e seguido pelos outros. Que tenhamos uma semana abençoada e rica de boas companhias, mesmo que no anonimato.
Postagem Anterior Próxima Postagem