EXTENSIONISTA DA EMATER EM ITALVA RECEBE HOMENAGEM NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Extensionistas rurais de todo o país participaram de sessão solene em homenagem aos 69 anos da Extensão Rural do Brasil, no último dia 4 de dezembro, no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Requerida pelo presidente da Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural, deputado federal Zé Silva, a sessão foi realizada em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e homenageou profissionais da Ater de todas as unidades da Federação, com o prêmio ‘Extensionista Destaque 2017’.

O objetivo foi homenagear os extensionistas, resgatar a história e mostrar as conquistas e a situação atual do Extensão Rural no País. “A extensão rural é um serviço essencial para reduzir as desigualdades entre pessoas e as regiões brasileiras, e o Congresso Nacional tem papel fundamental para que esse serviço possa vencer seu maior desafio, que é a sustentabilidade financeira. O Governo Federal precisa mudar a forma e também ampliar os recursos aplicados para que a extensão rural deixe de ser dependente de convênios burocráticos”.


A extensão rural do Estado do Rio de Janeiro foi representada pelo extensionista Carlos Marconi de Souza Rezende, pelo excelente trabalho que desenvolve há anos à frente do Escritório Local de Italva e que vem mudando radicalmente a vida dos agricultores familiares da região. Durante a solenidade, o presidente da Anater lançou a comenda ‘Mérito Ater’, com objetivo de homenagear os extensionistas brasileiros e suas entidades representativas, na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural – dia 06 de dezembro. “A partir do próximo ano, faremos a seleção tomando como referência o resultado do trabalho dos extensionistas nos projetos realizados pela Anater em parceria com as entidades prestadoras de Ater de todo o País.

Comemorado em todo território nacional o Dia do Extensionista Rural, foi instituído pela lei nº 12.386, em 03 de março de 2011. Os profissionais que receberam a homenagem ‘Extensionistas destaque 2017’ foram indicados pelas instituições públicas prestadoras de Ater onde atuam, em seus respectivos Estados. Fonte: Emater/RJ

Postagem Anterior Próxima Postagem