Ultimas Notícias

20 novembro 2017

20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro, data da morte de Zumbi dos Palmares, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. A data virou feriado em vários estados e municípios do Brasil. 

Rio de Janeiro: lei estadual de 2002 garante o feriado do Dia da Consciência Negra em todos os municípios fluminenses. Em Italva as repartições públicas funcionam normalmente, já que neste ano o feriado foi transferido para a última quinta-feira (16/11).

Comemorar o Dia da Consciência Negra é necessário para promover a reflexão, por mais qualidade na educação, por melhoria nos cargos e profissões. A data é importante para fomentar políticas públicas que estimulem a prática da constituição brasileira, que ensina que todos somos iguais perante a lei, todos temos direitos e deveres.