SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ITALVA PROMOVE ENCONTRO DE ESTUDANTES COM ESCRITORA

A Secretaria Municipal de Educação de Italva promoveu uma excursão com alunos da rede municipal até a cidade de Saquarema para uma visita à Escitora Rosena Murray. Autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos, Murray é graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os prêmios A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J (por quatro vezes) e Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J e faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo. Faz palestras sobre a formação do leitor e tem cerca de cem livros publicados.

Os alunos tiveram um momento de pura cultura literária ao lado desta carioca que hoje vive na pequena cidade litorânea onde também desenvolve o Projeto de Leitura Café, Pão e Texto, recebendo Escolas Públicas em sua casa para um café da manhã literário. Veja abaixo o que Murray escreveu sobre a visita dos alunos de Italva.

“Uma escola veio de longe: Escola Municipal Glycério Salles, da cidade de Italva. Quase cinco horas de viagem até aqui, para o nosso Café, Pão e Texto. Mas como descrever a magia que se derramou sobre todos nós desde o minuto em que o ônibus encostou em nossa porta? Uma Professora, ao me abraçar na chegada, me diz: – Estamos realizando um desejo antigo.

E recebi presentes da roça: doce de figo, geléias, queijos, kibe (Italva é a cidade do kibe!), uma almofada com meus poemas, avental de cozinha, com meus poemas e um cofre de mármore também com meus poemas! Ganhei também uma orquídea. Fizemos brincadeiras com os poemas. Rimos e dividimos a felicidade deste encontro. Alguns alunos disseram alguns poemas de cor. As crianças correram pelo jardim.

E arrumamos as mesas pro almoço como se fosse um restaurante! Todos ajudaram, alunos e professores. Vanda Oliveira , Aline De Oliveira Oliveira e Samuel, meus anjos, foram incansáveis. Samuel acendeu o fogão às 7h da manhã e às 12.30 comemos a feijoada mais perfeita do planeta Terra. Éramos 37 pessoas! Servimos canjica de sobremesa. Depois fomos até o mar. Muitos não conheciam o mar! 

E então, sessão de autógrafos. E beijos. Devo dizer que os alunos eram maravilhosos. Fruto da dedicação de professores maravilhosos. E como hoje contei a história da Sherazade para eles, a minha sensação agora é a de estar voando num tapete voador. Agradeço a presença da Secretária de Educação de Italva Vera Lane Rodrigues e das professoras absolutamente maravilhosas e amorosas: Elane, Marley, Virginia, Eliane, Vivian, Elisângela,Leila, Si Lopes e Jussara. E esse lindo dia ficará guardado para sempre em nossos corações.”
Postagem Anterior Próxima Postagem