ITALVA RECEBE VISITA DA EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA DE AGRICULTURA DE SÃO JOÃO DA BARRA

A equipe da Secretaria de Agricultura de São João da Barra fez recentemente uma visita técnica a Italva, que teve como objetivo conhecer experiências de sucesso do município relacionadas à agricultura familiar, associativismo e implantação do selo de inspeção municipal - SIM. No roteiro, a sede da Emater, a Cooperativa de Agricultura Familiar de Italva (Copafi) e o assentamento Fazenda Experimental. O secretário Osvaldo Barreto avaliou como positivo o encontro, apontando que a Secretaria de Agricultura de São João da Barra está no caminho certo. "Estamos trabalhando para oferecer melhores condições para nossos agricultores, com a implantação do projeto de geração de trabalho e renda, diversificação de cultura e fomento da produção agrícola. O SIM também é uma dessas ações que visa o fortalecimento do setor", ressaltou.

A primeira parada foi na Emater, onde o grupo foi recebido pelo supervisor local, Carlos Marcondes Resende, e sua equipe. Lá a comitiva sanjoanense conheceu os projetos desenvolvidos no município relacionados à agricultura familiar, como fornecimento de produtos para a merenda escolar. Em seguida foi a vez de visitar a Cofapi, que produz atualmente leite tipo A (de saquinho), bebida láctea, queijos do tipo frescal e meia cura. A produção é feita por meio do fornecimento de matéria-prima produzida pelos agricultores familiares cooperados. O diretor financeiro da Cofapi, Vanderson Rocha, contou que a cooperativa nasceu na esperança de beneficiar a Agricultura Familiar e retirar a figura do atravessador. "Foi um esforço coletivo e contamos com o apoio de políticas públicas de incentivo para implantar a cooperativa. Hoje compramos do produtor familiar e temos condições de pagar bem pela matéria-prima. No final do processo esse recurso acaba voltando para o município" destacou.

A última parada foi no assentamento Fazenda Experimental, que conta com 210 famílias que produzem leite, feijão, arroz, pimentão e tomate e fazem parte da ALFEI (Associação dos Lavradores da Fazenda Experimental de Italva). A iniciativa de criar a cooperativa foi dos assentados, que se organizaram por meio da associação para dar início ao projeto. O produtor Almerindo Correia da Silva acredita que o associativismo é o melhor caminho para a agricultura familiar. "A gente tem que se unir, sem uma associação organizada não se chega a lugar nenhum. Hoje vivo bem, gosto do que faço e estou sempre buscando incrementar minha produção, com apoio técnico e novas tecnologias", salientou. O assentamento é um exemplo de integração das famílias e que têm conseguido, por meio da sucessão familiar, manter o trabalho no campo em pleno desenvolvimento naquela região. 

O secretário Osvaldo Barreto estava acompanhado do engenheiro agrônomo, Gustavo Perrout, da veterinária Aline Costa, da Gerente de Programas e Projetos, Marcela Toledo, da coordenadora de segurança alimentar, Lenilce Nogueira, do Responsável pela patrulha Agrícola, Carlos Wagner Barros, e do técnico da Emater de São João da Barra, Luiz Fernando Silva. Emater-Rio

Postagem Anterior Próxima Postagem