VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA COMEÇA DIA 1º DE MAIO

Começa na próxima segunda-feira (1/5) em todo o estado a primeira etapa anual de vacinação contra a Febre Aftosa. Os produtores rurais tem prazo até o dia 31 de Maio para imunizar os animais de qualquer idade de seus rebanhos bovinos e bubalinos. O secretário estadual de Agricultura, Jair Bittencourt, alerta que o fato do Estado estar a 20 anos sem o registro da doença faz com que muitos pecuaristas desconheçam as graves consequências dessa enfermidade, tanto para a sanidade animal quanto para a economia rural.

– É um marco importante e que mantém o status do Rio de Janeiro de área livre de febre aftosa, com vacinação. Mas, não podemos descuidar!   É preciso agir com responsabilidade, vacinar os animais e apresentar a declaração – frisou. A expectativa é atingir a imunização de 100% do rebanho bovideo fluminense, que reúne mais de 2,4 milhões de cabeças.

O superintendente de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Paulo Henrique Moraes, orienta os produtores a adquirir a vacina nas lojas agropecuárias autorizadas e a terem atenção na conservação do produto. A vacina deve ser transportada em isopor com gelo e conservada em geladeira. Os frascos devem ser mantidos refrigerados até o momento de sua aplicação. – Os criadores devem estar atentos também aos prazos para a entrega da declaração de vacinação nos Núcleos de Defesa Agropecuária ou postos municipais no local de sua propriedade, evitando as multas – afirmou Moraes. A declaração também poderá ser feita pelo próprio produtor na página www.agricultura.rj.gov.brAscom

Postagem Anterior Próxima Postagem