CULTURA: ARREMATE DE FOLIA DE REIS EM ITALVA

Neste sábado (29/04), a Folia de Reis Nossa Senhora Aparecida de Italva realizará o seu arremate deste ano de 2017. O evento tem o apoio da Prefeitura de Italva através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Como manda a tradição, o arremate acontecerá na sede da folia, que fica localizada no Bairro Morro Grande.

TRADIÇÃO FOLCLÓRICA:
A Folia de Reis, como manda a tradição, percorre vários bairros da cidade entre os dias 6 de dezembro e 20 de janeiro, simbolizando a jornada a Belém de Belchior, Baltasar e Gaspar - os Três Reis Magos do Oriente - em celebração ao nascimento de Jesus. A "Festa do Arremate" é realizada anualmente na sede do grupo, e reúne os membros das folias e moradores, sem hora para terminar. Costuma durar enquanto há comida e grupos convidados a se apresentar. 

As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais. Ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes, mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões. A “Festa do Arremate” simboliza justamente isso, a fartura que resultou das sobras de alimentos arrecadados por Belchior, Baltasar e Gaspar durante a jornada.


Postagem Anterior Próxima Postagem