PRAÇA DA MATRIZ EM ITALVA MANTEM TRADIÇÃO DO INTERIOR E PRESERVA RAÍZES

A praça é lugar de encontros, histórias e troca de experiências para as famílias. Em Italva a Praça da Matriz preserva as tradições de cidade de interior. Na terra do quibe a comunidade se orgulha em manter esse legado construído ao longo de sua história. Casais que se conheceram no local dividem experiências vivenciadas. Um local de lazer para os moradores que se reúnem para levar os filhos para brincarem no espaço e viverem momentos de sociabilidade. A tranquilidade é um dos aspectos do local onde as famílias se encantam.

A radialista Fabiana Porto de Castro conheceu o marido João Cláudio (foto acima) na praça e conta como tudo aconteceu. O medo hoje se transformou em alegrias e os dois dividem o maior presente, que é a filha Ana Clara, de dois anos. Casada após três anos de namoro, hoje Fabiana se diz uma pessoa feliz com a família formada pelo casal, Ana e as duas enteadas, filhas do primeiro casamento dele. “Eu estava à noite na igreja. Aí, quando acabou, já estava indo embora de bicicleta e João Cláudio chegava à praça, também de bicicleta. No local existe um jardim na frente da igreja, que parece um retorno e, de repente, em vez de ele ir para um lado e eu pelo outro, nós fomos na mesma direção e trombamos de bicicleta. Depois do incidente, começamos a conversar. Isso foi por volta das 22h até quase 1h da madrugada. Ficamos em pé, no mesmo lugar. Na hora de ir embora, ele queria me levar e fiquei com medo e não deixei. Fui embora sozinha e morrendo de medo”, revelou a radialista. 

Para os moradores, a praça é um espaço comunitário de convívio social, mas também palco de eventos culturais, religiosos e sociais. Segundo o padre Maxiliano Barreto, é importante a preservação do espaço pela importância para a comunidade. E relata que todas as relações sociais acontecem geralmente na praça, desde as disputas políticas, encontros religiosos e até apresentações culturais que são promovidas pelo poder público. E a valorização de um local para as pessoas levarem seus filhos a fim de passarem momentos de lazer em família. “A praça me traz recordações de minha terra. Na minha infância gostava de brincar com meus amigos, muitas lembranças e atualmente vejo aqui em Italva uma praça conservada e um lugar para as nossas crianças brincarem. E um lugar onde muitos casais se conheceram. Um exemplo é a radialista Fabiana Porto, que conheceu o marido na praça e hoje os dois formam um casal feliz”, ressaltou o padre. Por Ricardo Gomes

Postagem Anterior Próxima Postagem