INTECRAL CONCLUI PROJETO E APRESENTA RESULTADOS

Parceria com Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha desenvolveu soluções tecnológicas para a agricultura familiar fluminense

Teve início na última semana uma série de encontros e workshops pata apresentar os resultados de conclusão do projeto Intecral, uma parceria do governo do Estado do Rio de Janeiro, através da secretaria de Agricultura e  programa Rio Rural, com o Ministério da Educação e Pesquisa da Alemanha. A iniciativa envolvendo seis universidades alemãs e brasileiras, iniciada em setembro de 2013, teve como objetivo o desenvolvimento de pesquisas e soluções tecnológicas visando à melhoria da qualidade de vida e da produtividade na agricultura familiar.

Durante os eventos, que acontecem em Itaperuna, Nova Friburgo, Italva e no Rio de Janeiro, estão sendo apresentados os resultados das tecnologias aplicadas nas propriedades dos agricultores parceiros com o apoio de técnicos da Emater-Rio e Pesagro-Rio. Trabalhos voltados para recuperação de áreas degradadas, sistemas silvipastoris e monitoramento hídrico e de bacias estão entre eles.

Para o  coordenador de monitoramento do programa Rio Rural, Marcelo Costa,  uma das grandes conquistas a partir do projeto foi a doação de estações de monitoramento de água, importadas da Alemanha.  Esses equipamentos possibilitam o desenvolvimento de modelos para planejamento de ações nas bacias, prevenindo problemas com as cheias e estiagens. Além disso, permitem o acompanhamento on line dos parâmetros de qualidade da água.

O intercâmbio de conhecimentos em prol de um objetivo comum e a expansão de parceiros que se integraram ao longo do projeto foram na avaliação da pesquisadora da Universidade de Colônia e coordenadora do projeto de boas práticas leiteiras e silvopastoris em Italva, Berenice Quintana, grandes legados do Intecral. - Estamos muito satisfeitos com os resultados e o alcance das metas previstas. Todas as experiências servirão de base para futuros projetos – frisou ela. Rio Rural

Postagem Anterior Próxima Postagem