PREFEITA DE ITALVA, VICE E SECRETÁRIO DE SAÚDE PARTICIPAM DE ENCONTRO COM SECRETÁRIO ESTADUAL

O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, esteve na última semana em Itaperuna para se reunir com prefeitos, vice-prefeitos e secretários de Saúde da região Noroeste Fluminense no auditório do Hospital São José do Avaí, onde aconteceu o Acolhimento aos novos gestores.

A prefeita de Italva Margareth do Joelson, o vice-prefeito Bruninho e o secretário de Saúde de Luis Carlos Molaes participaram do evento promovido pela Secretaria de Estado de Saúde. Margareth aproveitou a oportunidade para solicitar mais vacinas contra a febre amarela para Italva. “Fomos informados que nossa cidade ainda não é considerada área de risco e que não precisamos nos preocupar. Italva já recebe a vacina regulamente em pequena quantidade para pessoas que irão viajar para área de risco, e sempre sobra. Mas com esse risco bem próximo da gente, solicitei um aumento na quantidade e seremos atendidos”, disse a prefeita.

Segundo o secretário Luis Carlos, não há motivos de preocupação em Italva, já que o município não se enquadra como risco e também não tem casos registrados. Ele afirma que a vacina que virá para Italva não é somente para as pessoas que viajarão para áreas de risco. Ainda segundo o secretário, a vacinação sem necessidade pode trazer problemas, já que a vacina possui diversos efeitos colaterais. “Se o cidadão não irá viajar para área onde há a incidência da doença e sabendo que em nosso município não tem casos registrados, não há motivos para se vacinar”, afirmou.

De acordo com o secretário executivo da Comissão Integrada Regional-CIR, Diogo Coimbra, a ideia do encontro foi transmitir aos novos gestores um panorama geral da secretaria, bem com a melhor forma de utilizar sua infra-estrutura, programas e recursos. Representando o Hospital São José do Avaí, Dr. Renam Catharina Tinoco compareceu ao auditório. Também esteve palestrando no acolhimento a presidente do COSEMS, Maria da Conceição de Souza Rocha. Entre os assuntos abordados no encontro estavam a Regionalização no estado do Rio de Janeiro, Ser Gestor Municipal de Saúde, Projeto Apoiadores, Arboviroses e Panorama da Região. O secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antonio de Souza Teixeira Júnior, afirmou aos prefeitos e secretários municipais de Saúde que a Secretaria de Estado possui vacinas contra a febre amarela em quantidade suficiente para atender à toda a região. Ele ainda se comprometeu a estar na região, reunido com prefeitos e secretários a cada dois meses e anunciou que vai doar uma ambulância para cada município. Decom / Prefeitura de Italva

Postagem Anterior Próxima Postagem