PERÍODO COM PESCA PROIBIDA EM RIOS E LAGOS

Como acontece todos os anos, os pescadores da região, a partir deste mês, terão que recolher o material de pesca, que é utilizado diariamente em rios e lagos da região, com a chegada do período de defeso da piracema, que proíbe a pesca de peixes nativos nas chamadas águas continentais, que são os rios e lagos, como determina a legislação federal. O defeso se estende até o dia 28 de fevereiro de 2017. Nesta época do ano os peixes nadam contra a correnteza, em busca de locais adequados para a desova e reprodução. O fenômeno é essencial para a continuidade da preservação da diversidade de peixes e para manutenção da vida nos rios.

Na região, a fiscalização fica sob responsabilidade da Guarda Florestal da Polícia Militar, que fazem a vistoria dos locais de pesca. Neste período fica liberada apenas a utilização de varas de molinete por pescadores amadores. O uso de redes, armadilhas, tarrafas e caniço é proibido e quem for pego nessas condições pode ter o material apreendido e responderá a processo que pode levar a um ano de detenção.

Pescadores recebem benefício
Para quem vive da pesca, o período é de dificuldades, mas o auxílio desemprego ameniza a situação e garante um salário mínimo. Para isso, basta estar cadastrado no Ministério da Pesca ou na Secretaria de Assistência Social do Município. Fonte: O Diário/NF

Postagem Anterior Próxima Postagem