DÉCIMA EDIÇÃO DO PARLAMENTO JUVENIL COMEÇA NESTE DOMINGO

Alan Hernandes, aluno do Ciep 141 Vereador Said Tanus José,
será o representante de Italva nesta edição

Neste domingo (20/11), cerca de 90 estudantes de diversos municípios do Estado chegaram ao Rio de Janeiro para participar da décima edição do Parlamento Juvenil, um projeto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Estadual de Educação e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. A abertura oficial do evento será nesta segunda-feira (21/11), no Palácio Tiradentes. Sob a coordenação do deputado estadual Wanderson Nogueira, os parlamentares juvenis vão vivenciar uma semana como deputados estaduais. Do dia 20 a 26 de novembro os jovens terão acesso a cursos de capacitação, atividades culturais e principalmente a possibilidade de defender seus projetos lei na Alerj.

Alan Hernandes de Italva
Para o coordenador do projeto, este é um momento histórico e importante de protagonismo jovem: “De um lado, nós vemos os velhos projetos políticos caindo. Temos um Estado falido e vivendo um momento de caos. Mas do outro, nós temos a esperança no futuro, que começa com esses jovens que estarão aqui aprendendo sobre as atividades do parlamento, se politizando e sendo protagonistas dessa história”, ressaltou Nogueira.

A programação do Parlamento Juvenil já está fechada e a grande novidade este ano é a cápsula do tempo, onde os jovens irão depositar seus desejos para a democracia brasileira. Os depoimentos só serão lidos no centenário do Palácio Tiradentes, em 2026.  Além disso, os jovens parlamentares terão visitas a programas sociais, debates sobre políticas públicas e a ampliação da programação cultural. Com a expectativa de fazer uma edição história, Wanderson reforça que o Parlamento Juvenil renova a política fluminense. “A experiência de um parlamentar juvenil é para a vida toda. Esses jovens são multiplicadores de boas ideias e renovam nossas esperanças. No momento em que o país vive, especialmente, isso tem muito valor”, disse.

Postagem Anterior Próxima Postagem