MUNICÍPIOS DEBATEM ESTRATÉGIAS PARA FORTALECER O TURISMO NA REGIÃO

A criação de um roteiro turístico integrado entre os municípios do Noroeste Fluminense e a implementação de políticas públicas que fomentem a atividade foram o tema da reunião que aconteceu nesta quarta, 20/07, na sede do Sebrae em Itaperuna. Os secretários municipais de cultura e turismo dos municípios de Itaperuna, Italva, Natividade e Miracema participaram do encontro, que tem por objetivo consolidar estratégias para desenvolver e fortalecer o turismo na região.

Nelson Rocha Filho, coordenador regional do Sebrae, afirmou que existe um grande potencial turístico no Noroeste, ainda pouco explorado. “Temos vocação para o turismo rural, religioso, o ecoturismo, o de eventos. Podemos fomentar novos negócios e fortalecer a economia regional, mas que é essencial que os municípios implementem políticas públicas visando estruturar esta atividade. O Sebrae já incentiva grupos locais de artesanato e agricultura familiar, e estimula os setores de moda, gastronomia e bebidas artesanais, que são segmentos importantes na cadeia do turismo”, afirma.

No total, são 11 projetos desenvolvidos pelo Sebrae/RJ dando suporte a estas atividades no Noroeste. O coordenador ainda ressaltou que os municípios podem contar com o apoio do Sebrae para a criação de leis de incentivo ao turismo. Outro serviço importante é a elaboração de estudos de potencialidade turística – trabalho que já foi feito em natividade, em Miracema e está em desenvolvimento em Varre-Sai. Para o secretário de Cultura e Turismo de Miracema, Duda Tostes, o encontro foi positivo. “Precisamos nos unir para fortalecer a nossa região. Por isso, estamos confiantes na adesão dos outros municípios ao grupo, para criarmos o Fórum Regional de Turismo. Definimos, inicialmente, um planejamento para o turismo religioso. Mas visamos, também, a capacitação e o treinamento de todos os envolvidos com o turismo na região”, diz Tostes. 

Otávia Amin, secretária de turismo de Italva, concorda. “É importante conversarmos. E a primeira coisa devemos definir é que não ocorram, dentro do possível, sobreposição de datas de eventos festivos entre os municípios”.A próxima reunião foi agendada para 12 de agosto, quando será realizada a primeira oficina para capacitação do grupo, com tema que ainda será definido pela equipe do Sebrae/RJ, de acordo com as demandas do grupo. Kellen Leal – Print Rio - Assessoria de Comunicação Sebrae/RJ

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.shoutcast.stm.radiooasisfm
Postagem Anterior Próxima Postagem