GEGÊ LIDERA PESQUISA PRO4 EM CARDOSO MOREIRA

O prefeito Gegê Cantarino (PMDB) aparece em vantagem na mais recente pesquisa eleitoral do instituto Pro4, realizada no dia 15 de julho, no município de Cardoso Moreira. Caso as eleições fossem hoje, aponta pesquisa, Gegê teria 56,3% dos votos, ante 43,7% de Gilson Siqueira (PP), em um cenário estimulado (apenas com os dois como candidatos), excluindo os votos brancos, nulos e indecisos. Na sondagem anterior do mesmo instituto, divulgada em maio, o prefeito e Gilson apareciam tecnicamente empatados — considerando a margem de erro de 4,7 pontos percentuais para mais ou para menos, a mesma desta pesquisa atual.

Na espontânea, quando o entrevistador não apresenta nenhuma opção, é a única vez que ocorre um empate técnico. Gegê aparece com 36% (em maio era 23%), seguido por Gilson com 30,6% (na última sondagem, 21,8%). Os outros citados na pesquisa anterior, que não chegaram a alcançar 1%, desta vez não foram citados. Brancos e nulos chegam a 2,8%. Já 30,6% dos abordados informaram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Quando o Pro4 apresenta como possíveis candidatos Gegê, Gilson e Gansinho, o prefeito continua na liderança, com 45,5%. Gilson tem 35,3% e Gansinho, 0,5%. Brancos e nulos são 3%. Neste cenário, 15,8% dos entrevistados não sabe em quem votar ou não respondeu. Em maio, em um cenário parecido, Gilson tinha 36%, Gegê aparecia com 34,1% e Gansinho, 2,3%. Outros pré-candidatos pontuaram à época, mas não aparecem nesta sondagem.

Já no cenário apenas com Gegê e Gilson, o mesmo usado como base para cálculo de votos válidos citados no início desta matéria, o atual prefeito aparece com 45,5%, um crescimento de 10,9% em relação ao índice de maio (34,6%). Já o pré-candidato do PP tem 35,5%, queda de 5,6%, se comparado aos dados de maio (41,1%). Na pesquisa do Pro4, encomendada pela Folha da Manhã, foram ouvidas 431 pessoas no dia 15 de julho. A sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob a inscrição RJ-04147/2016.

Rejeição — Nas ruas de Cardoso Moreira, o instituto Pro4 também questionou os entrevistados sobre a rejeição aos possíveis candidatos a prefeito nas eleições deste ano. Gansinho teve o índice mais alto, 25,5%. O prefeito Gegê Cantarino chegou a 18,6%. O pré-candidato Gilson Siqueira aparece com 17,4%. Poderiam votar em qualquer um dos candidatos, 31,3% dos entrevistados, enquanto 7,2% informaram que não votaria em nenhum deles. Fonte: Folha da Manhã
Postagem Anterior Próxima Postagem