ITALVA E MAIS SEIS MUNICÍPIOS DO NOROESTE COM EPIDEMIA DE DENGUE


O subsecretário de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, informou que vários pontos do estado já apresentam surtos de chikungunya e, pelo menos, 30 municípios sofrem epidemia de dengue, dentre eles onze estão nas regiões Norte, Noroeste Fluminense e Lagos. Segundo o último balanço divulgado pela secretaria estadual de Saúde, 23.975 casos suspeitos de dengue foram notificados no RJ.

A ocorrência de casos (de chikungunya) em determinada localidade já configura um surto da doença por ser um vírus novo em que a gente não tem histórico de transmissão dele aqui no estado do Rio. Portanto, é sim possível afirmar que a gente já vive um início do surto da doença aqui no Rio de Janeiro. Nós identificamos a transmissão do vírus, casos de pessoas que contraíram a doença aqui dentro do estado e a gente vem acompanhando isso diariamente. A secretaria de saúde vem notificando esses casos, nós compilamos ele e já caracterizamos a circulação do vírus em praticamente todo o estado — disse Chieppe.

O subsecretário também falou sobre as dificuldades de diagnóstico. “A gente está vivendo um período atípico que é a circulação concomitante de três tipos de vírus que são transmitidos pelo Aedes aegypti. Particularmente, a dengue e o vírus da zika apresentam quadros que podem ser muito semelhantes no início. Isso pode confundir na hora do diagnóstico e, consequentemente, na hora da notificação”, afirmou.

Dados da secretaria Estadual de Saúde mostram que 30 municípios já sofrem com epidemia de dengue no Rio de Janeiro. Na região Norte Fluminense, os municípios são: Cardoso Moreira e Conceição de Macabu. Já no Noroeste são: Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Santo Antonio de Pádua e Varre-Sai. Também são citados Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos. Reportagem: Mário Sérgio/Folha da Manhã

Postagem Anterior Próxima Postagem