ESTADO ANTECIPA VACINAÇÃO CONTRA H1N1

Imunização contra a doença que já matou oito pessoas no Rio 
começará no dia 25, cinco dias antes do prazo


O aumento no número de mortes provocadas pelo vírus H1N1 em todo o País — subiu de 71 para 102, em uma semana — levou o Estado do Rio a antecipar em cinco dias a campanha de vacinação para grupos de risco (gestantes, pessoas acima de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos), inicialmente prevista para o dia 30.

No estado, a doença já matou oito pessoas. A última vítima foi Mônica Martinez Carneiro da Silva, de 58 anos, moradora de Volta Redonda, no Sul Fluminense. É o segundo óbito na cidade. Em Resende, o município mais afetado pelo surto, já foram confirmados 13 casos da doença, com dois óbitos. A campanha vai até o dia 20 de maio, em mais de 3 mil postos espalhados pelas 92 cidades fluminenses. O secretário Estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr., explicou que a antecipação é uma medida preventiva. “Esses pacientes especiais são mais vulneráveis às complicações causadas pela gripe”.

O diretor de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, acredita que a tendência é que a epidemia de gripe cresça no próximo mês e atinja o seu ponto máximo. Além da vacina, o ministério aconselha a população a lavar sempre as mãos e evitar locais com grande aglomeração de pessoas.

ITALVA
A vacinação também deve ser antecipada em Italva e começar nesta segunda-feira, porém não conseguimos informação oficial. A prefeitura está em recesso por conta do feriado de Tiradentes e somente os setores de emergência estão atendendo. Os horários e locais de vacinação não constam nos canais de informação do governo. As campanhas anteriores foram concentradas no CAIC que fica na Rua Amélia Mota. Também costuma acontecer a vacinação nos PSFs e interior, mas não conseguimos o cronograma.

Postagem Anterior Próxima Postagem