Ultimas Notícias

15 abril 2016

COMISSÃO DA ALERJ REALIZA FÓRUM E COBRA REPASSES PARA A SAÚDE


A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), presidida pelo deputado estadual Jair Bittencourt, realizou nesta semana o Fórum Rio Saúde em Alerta: Realidade, propostas e perspectivas. O evento foi resultado de uma parceria com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FEHERJ) e com a Associação de Hospitais do Estado do Rio de Janeiro (AHERJ). Entre as solicitações feitas ao Governo do Estado, a Comissão de Saúde pediu a apresentação de um cronograma real para os repasses feitos ao setor, pois estes vêm sendo realizados de forma irregular.

O deputado estadual Jair Bittencourt cobrou planejamento à Secretaria de Saúde. “O caos está se instalando e, em grande parte, isso ocorre como consequência da falta de uma melhor preparação para lidar com a realidade. O atendimento à população está piorando a cada dia. É preciso que as secretarias de Fazenda e Planejamento também se comprometam em colaborar nessa organização” declarou o deputado.

O vice-presidente da FEHERJ, Marcus Quintella, defendeu a assiduidade dos repasses. “Tanto capital quanto municípios estão passando por grandes dificuldades. Os hospitais de referência estão com aumento de demanda e diminuição de recursos. É preciso que se estabeleça um plano de ação para contornar a situação”, cobrou Quintella.

O secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira, reconheceu as dificuldades e ressaltou a importância de que os repasses federais também sejam feitos. Quanto à reorganização das contas, o secretário afirmou que é preciso buscar o melhor, levando em consideração a realidade que o Estado enfrenta. E completou: “Para sobreviver a este momento, precisamos de bom senso e parcerias, tanto no setor público, quanto no privado”. O evento contou com a presença de lideranças de diversas unidades de saúde, que tiveram uma oportunidade de dialogar com o Governo na busca por melhorias reais para a saúde pública no Estado. “O salto de um encontro como esse é sempre positivo. Estamos cumprindo nossa função como Comissão, que é fiscalizar, propor soluções, acompanhar como está sendo feito o atendimento e a aplicação dos recursos”, explica Jair Bittencourt. Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Jair Bittencourt