A CARA DO PODER


Quando participei de  cursos de lideranças, aprendi que o verdadeiro líder não é aquele que faz tudo, que manda em todos, mas  que distribui tarefas, facilita o trabalho, conduz a equipe e une o grupo. Deveria ser assim, mas nem sempre é. "Quer conhecer um homem? Dá poder a ele!" 

A verdade mais perfeita que já conheci, pois tenho visto muito isso por aí. Algumas pessoas se transformam ao receberem certos cargos e para nosso espanto, não fazem o mínimo de questão em esconder isso. Tratam subordinados como se fossem pessoas extremamente inferiores, andam com o nariz em pé, não falam com "qualquer um" e nunca tem tempo para nada. 

Deveriam lembrar que tudo é passageiro, que hoje é o ontem de amanhã e muita coisa pode mudar. O certo e digno é ter uma postura única, verdadeira, cordial e amável com todos. É claro que em certos momentos é preciso ser mais rigoroso, mas sem nunca perder a educação e o respeito pelo próximo.

Muitas pessoas buscam entender os segredos da arte de liderar uma equipe. Entretanto, ser um líder é algo muito mais inconsciente e automático do que somente assumir as responsabilidades. Sob pressão, o líder é aquele que precisa definir as melhores soluções de maneira rápida e espontânea. Muitos líderes intimidam sua equipe pelo nome, título e poder ao apenas entrar em uma sala. Porém, os líderes que são mais bem-sucedidos encorajam os outros a expressarem suas opiniões. Incentivar a equipe é um papel fundamental para criar um ambiente seguro em que todos tenham confiança em expor seus pontos de vista.

Ainda bem que muitos são verdadeiros colaboradores e conduzem suas equipes como líderes natos e facilitam a vida de seus subordinados. A vida sempre foi assim e continuará sendo, por isso não adianta querer mudar o mundo sozinho. Faço a minha parte e peço a Deus que não me dê a cara do poder. Boa semana e que Deus nos abençoe.

Erivelton Mendes é radialista desde 1995 e atualmente apresenta o Programa Canal Livre na Rádio Oásis FM em Italva. Saiba mais clicando aqui. Também está no Facebook e no Blogger.
Postagem Anterior Próxima Postagem