O QUE COMEMORAR NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER?

Coluna publicada aos domingos
Assim como diversas datas comemorativas, o dia internacional da mulher, celebrado em 8 de março, vem perdendo seu verdadeiro sentido e se bandeando mais para o lado festivo e comercial do que para o real motivo da comemoração. Sabemos que a data foi criada para lembrarmos as grandes lutas das mulheres, no que se refere aos direitos de igualdade, que tiveram início em 1847 nos Estados Unidos e logo depois se espalharam pelo mundo. Mas em pleno 2016 vejo que falta muito ainda para as mulheres conquistarem seu espaço merecido em uma sociedade que tenta disfarçar um paternalismo masculino impregnado.

O Dia Internacional da Mulher não pode se resumir a mensagens prontas e mimos para as doces mulheres da nossa vida, isso devemos fazer todos os dias do ano. Muito já se conquistou, mas estamos longe do ideal. Ainda faz parte do nosso cotidiano mulheres sendo espancadas por seus companheiros sem um mínimo de punição, mesmo havendo uma lei própria pra isso. Mulheres sendo desvalorizadas em seus empregos pelo simples fato de ser mulher. Usadas como objeto sexual por homens que não enxergam nada além de seus prazeres carnais.

Seus valores medidos mais pelo corpo do que pela sua intelectualidade. E nem vou citar como são tratadas as mulheres em países árabes. Há muita hipocrisia entre os homens em relação ao sexo feminino. Em público defendem a igualdade dos sexos, mas na prática pensam e agem como verdadeiros homens das cavernas. Penso que as mulheres deveriam se unir nesta data, confeccionar cartazes, sair às ruas e continuar a luta pela igualdade e por respeito e não ficar esperando um buquê de flores e um jantar romântico que simplesmente faz com que a data seja transformada em um novo Dia dos Namorados, como querem muitos machistas por aí.

É bom lembrar também que a luta é por direitos de igualdade e não para alavancar um sexismo por parte da ala feminina, já que isso seria apenas uma inversão de valores.  As diferenças entre homens e mulheres são muitas, mas elas não fazem com que um seja melhor do que o outro. Acredito que ambos se completam e quando percebem isso a vida se torna muito mais proveitosa. Parabéns mulher por suas conquistas, mas não se contente com migalhas, continue na luta, pois a maior parte do pão ainda está nas mãos dos homens. Deus nos abençoe e Feliz Dia Internacional da Mulher.

Erivelton Mendes é radialista desde 1995 e atualmente apresenta o Programa Canal Livre na Rádio Oásis FM em Italva. Saiba mais clicando aqui. Também está no Facebook e no Blogger.
Postagem Anterior Próxima Postagem