UM POUCO DE TUDO: OPOSIÇÃO NECESSÁRIA


"Dia desses vi em uma rede social uma foto do prefeito ao lado de nossos caros vereadores e uma descrição que declarava a importância da câmara estar em comunhão com a prefeitura. Bom, enquanto instituição tem que ser por aí mesmo, mas quando o assunto é política, é preciso um debate maior.

Não vejo com bons olhos o fato de "todos" os vereadores estarem possivelmente "em comunhão" com o prefeito. Isso não é saudável para a democracia, não mesmo. A Câmara é o orgão que fiscaliza, questiona, aprova ou desaprova os atos do executivo, ou pelo menos deveria ser. Se não há oposição, questionadores, o governo passa atuar sem ser incomodado e se sente na liberdade de tomar as decisões que bem entender.

Ninguém é dono da verdade, por isso mesmo é bom que tenhamos ideias e opiniões diferentes. O frio é oposto ao calor, mas um depende do outro para existir. Sem o frio não saberíamos o que seria o calor. Os grandes homens valorizam o seu opositor, pois é ele quem ajuda você a não cair, a estar sempre atento, é quem te faz crescer, pois ele, diferentemente dos "babões", te apontará, mesmo que de forma raivosa, o teu defeito, enquanto que o "babão" os esconde para lhe dar um falso agrado motivado por interesse, que geralmente não é o seu sucesso.

É bem verdade que os cidadãos não possuem o costume de fiscalizar a administração pública e por muitas vezes não tem tempo, para isso depositam sua confiança nos nobres legisladores que tem a obrigação de zelar pelo interesse dos seus eleitores, ouvindo-os constantemente e os representando fielmente.  Como já dizia o advogado, político e estadista Sá Carneiro: "A oposição é, para o poder em exercício, estímulo; e, para o interesse comum, fator de progresso".

Para o bem da população é preciso haver oposição ao governo, não para atrapalhar o andamento dos serviços, não mesmo, mas para acompanhar, fiscalizar, opinar, cobrar e se algo não cheirar bem, ir a fundo para descobrir a origem da fedentina. Deus nos abençoe e boa semana."

Erivelton Mendes é radialista desde 1995 e atualmente apresenta o Programa Canal Livre na Rádio Oásis FM em Italva. Saiba mais clicando aqui. Também está no Facebook e no Blogger.
Postagem Anterior Próxima Postagem