PREFEITO DE ITALVA PARTICIPA DO I FÓRUM DE VALORIZAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO


O Prefeito Leonardo Guimarães e a Secretária de Administração Verônica Madureira, participaram na última segunda-feira (24/08) em Macaé, do I Fórum de Valorização dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro. O evento reuniu no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Governador Luiz Fernando Pezão; o Deputado Estadual e Presidente da ALERJ, Jorge Picciani; o Prefeito de Macaé Dr. Aluísio, Prefeitos das regiões Norte, Noroeste, Lagos e Serrana; além de vereadores, lideranças políticas, autoridades civis e militares. A principal discussão foi a crise política e econômica nacional e a queda do preço do barril de petróleo que, nos últimos meses, saiu de US$ 100 para US$ 43, reduzindo o repasse dos royalties para os municípios produtores.

A programação contou com palestras temáticas como “A Gestão Pública no Brasil”, ministrada pelo diretor voluntário do Projeto Brasil Competitivo, Irani Varella; “Soluções Governo Inteligente”, com o diretor para setor público América Latina de soluções em nuvem da Microsoft, Roberto Prado; “Programa Rio Digital: Potencial e Impactos Previstos para os Municípios”, proferida por Gustavo Tutuca, Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro; “Cenário Econômico: Mundo, Brasil, Estado do Rio – Alternativa e Soluções”, tendo como palestrante o economista George Vidor.

Durante o Fórum foram lançados os cursos Superior de Tecnologia em Gestão Pública, a Escola Cidadão do Século XXI de a Reformulação do Programa Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade, o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, afirmou que é um risco os Municípios contraírem empréstimos nesse momento com base na antecipação dos royalties: “O momento não é bom porque o preço do dólar está em alta e o do barril do petróleo em baixa. O Estado tem autorização para realizar esse tipo de operação de crédito, mas não vai fazer no momento”. A mesma afirmação foi do presidente da ALERJ, Jorge Picciani. Ele classificou como uma “temeridade” pegar empréstimo no momento e acrescentou: “Isso vai atrasar em uma década, no mínimo, o desenvolvimento de cada município”. Fotos: Divulgação
Postagem Anterior Próxima Postagem