Ultimas Notícias

15 agosto 2015

MUDANÇAS DE HÁBITOS GERAM MELHORIA DE VIDA PARA POLICIAIS DO 29°BPM

Mudanças de hábitos não acontecem do dia para a noite, acontecem gradativamente. E a preocupação em trocar estilos de vida, cuidar da saúde de homens e mulheres e mudar hábitos alimentares da sua tropa é também uma das missões do Comandante do 29° Batalhão de Polícia Militar. O Batalhão, que vem desenvolvendo diariamente um programa de condicionamento físico para policiais, conta com treinamentos aeróbicos como corridas, caminhadas e treinamento funcional aplicado a função policial, que trabalha diferentes capacidades físicas com a combinação de vários exercícios relacionados à especificidade da rotina militar.

As atividades são desenvolvidas pelo professor Soldado Abreu, do Centro de Educação Física e Desportos da PMERJ com a participação de vários policiais militares.  Todos os meses esses policiais são avaliados, o que é essencial para conhecer melhor as condições físicas de cada um. Durante a avaliação são colhidos dados como altura, peso, taxa de gordura, taxa de líquidos, pressão arterial, frequência cardíaca entre outros. Através desses dados o Soldado Abreu estabelece metas, orienta e individualiza ainda mais o treinamento dos policiais, e aqueles que não podem participar das atividades do projeto realizam outras, como o caso do Sargento Lacerda, que com o novo estilo de vida, praticando musculação e ciclismo, já perdeu 23 quilos deixando também de ser hipertenso. A Cabo Cristiane que passou a se dedicar as corridas junto com o marido e filha correndo diariamente 7 quilômetros, eliminando 20 quilos e melhorando sua saúde.

Fotos: 29º BPM - Clique para ampliar
O Sargento Leonardo, que se tornou representante do batalhão em maratonas depois de perder 34 quilos, procura reestabelecer a saúde e contagiar os amigos a praticarem atividades físicas através de um grupo de WhatsApp onde incentiva, orienta e apoia outros policiais e a Cabo Franciely que faz parte do mesmo grupo de WhatsApp  e já conseguiu eliminar 17 quilos com as novas mudanças alimentares e incentivo dos colegas do grupo deixando o sedentarismo de lado e praticando caminhadas e zumba. 

Para complementar o projeto, o Tenente Coronel Sylvio Guerra fez uma parceria com o Prefeitura de Itaperuna, e com a ajuda da Secretaria de Agricultura foi   desenvolvida uma horta com verduras de várias espécies para serem adicionadas a alimentação  trazendo alimentos saudáveis e sem agrotóxicos para a mesa dos policiais. Pensando em proporcionar saúde ao policial militar o Comandante da Unidade decidiu juntar atividade física e alimentação saudável ao dia a dia dos policiais do 29°BPM onde podem se exercitar todos os dias e colher os alimentos da própria horta.