ALUNAS DO CIEP DE ITALVA SE DESTACAM NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA

Foto: Cris Torres
As estudantes Raquel Rodrigues da Silva Robaina e Thays Aparecida Peixoto dos Santos, ambas do Ciep 141 de Italva, ganharam medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas - (OBFEP), edição 2014. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça-feira (07/07) no Rio de Janeiro. Da região noroeste fluminense, somente 3 estudantes conseguiram medalhas, as duas de Italva e um de Pádua, que levou bronze.

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas acontece desde 2012 e já contemplou centenas de estudantes em todo o Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, a OBFEP selecionou 121 estudantes para receberem as medalhas de ouro, prata e bronze. Do total, 41 são da rede estadual de ensino fluminense, sendo 15 deles da Seeduc. A iniciativa é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC) e constitui um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução. 

Raquel de amarelo e Thays
O secretário Antonio Vieira Neto ressaltou a importância de valorizar o esforço dos jovens que se destacam. "Esses alunos certamente superaram muitas dificuldades. É necessário premiar o mérito de um jovem que decidiu se inscrever e concorrer com candidatos do país inteiro" disse, lembrando que a Educação Básica precisa estar alinhada aos anseios do jovem do século XXI.

Segundo os organizadores da OBFEP, o trabalho contribui para que o ensino da Física fomente uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo reflexão, análise, a interpretação - dos fatos e fenômenos - e a experimentação como condição necessária para a aquisição de conhecimentos e formação de habilidades cognitivas. Pela Seeduc, participaram da cerimônia: a subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco; a diretora de Articulação Curricular, Adriana Lessa, e a coordenadora de Áreas do Conhecimento Bianca Neuberger Leda. Fonte: SEEDUC
Postagem Anterior Próxima Postagem