Ultimas Notícias

28 maio 2015

SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE DIA DO DESAFIO

Foto: Ascom/PMI
A iniciativa faz parte de um projeto implantado no país em 1995 e criado durante o rigoroso inverno de 1983, quando o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que às 15h de determinado dia, todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo, era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade. No ano seguinte, a experiência foi compartilhada com a cidade vizinha e ambas realizaram a caminhada juntas, na mesma data e horário.

Alunos do CEBI se exercitaram (Foto: Divulgação)
Estava lançado o espírito que definiria o programa do Dia do Desafio, que tem a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades. A competição é apenas estímulo à participação, o objetivo principal é a conscientização em massa da população, da importância, dos benefícios e de como é simples praticar atividades físicas regularmente. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

Neste ano Italva não “competiu” com nenhuma outra cidade e apenas aderiu mais uma vez ao movimento que foi coordenado pela secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer com ampla participação dos setores públicos e escolas.