02 DE JULHO - DIA DO BOMBEIRO BRASILEIRO

Foto: Nelson Almeida
Em 2 de julho de 1856, o Imperador D.Pedro II assinava o Decreto Imperial número 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndio. Nessa época, ao sinal de incêndio, o badalar dos sinos alertava homens, mulheres e crianças que ficavam em fila e, do poço mais próximo, passavam baldes de mão em mão, até chegarem ao local que estivesse em chamas. Para oficializar a importância do bombeiro, por decreto do Presidente da República, desde 1954, todo 2 de julho deve ser dedicado a homenagear esses profissionais. Nada mais justo que uma data em honra dessas pessoas sensíveis às necessidades do próximo e engajadas no desejo de servir bem a comunidade. 

Foto: Foto Gilmar
Foto: Foto Gilmar










Algumas situações em que os bombeiros atuam são: resgate em acidentes como as colisões de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros. São essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras. E ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais. 

Foto: Foto Gilmar
Foto: Foto Gilmar










O bombeiro militar é o profissional responsável pelo difícil combate a incêndios, também pela preservação do patrimônio ameaçado de destruição, pelo resgate de vítimas de incêndios, afogamentos, acidentes, bem como pela conscientização da população sobre medidas de segurança contra incêndios. O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais respeitadas do Brasil. A ousadia e a coragem dos seus soldados fazem com que sejam admirados.

EDITORIAL
Essa é uma classe que merece ter seu dia! Arriscam suas vidas para salvar a vida dos outros e seus patrimônios! Parabéns a esses valorosos cidadãos do nosso município, país e também do mundo inteiro! Este é o único funcionário público que todos os contribuintes adorariam ver sem fazer nada o dia todo. Parabéns pelo profissionalismo, coragem e sensibilidade. Que Deus lhes conceda derramar algumas lágrimas quando ouvirem seus filhos dizerem com orgulho: Meu pai é bombeiro.
Postagem Anterior Próxima Postagem